Sem nenhum projeto na pauta de votação, os vereadores de Lajeado aprovaram somente requerimentos na sessão Legislativa desta terça-feira (25/08).   Três matérias...

Três matérias do Legislativo foram protocoladas na Casa e agora passam por análise das Comissões permanentes. A primeira de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que apresentou Projeto de Lei estabelecendo novas regras para o pagamento de diárias ao Prefeito, Vice-Prefeito, agentes políticos e servidores públicos. Antônio de Castro Schefer (SDD) apresentou Projeto de Resolução sobre o mesmo assunto, porém, com mudanças previstas apenas para os Vereadores e servidores do Legislativo. Carlos Kayser (PP) protocolou Projeto que denomina de Rua Maria Francisca Dutra, uma via pública localizada no Bairro Jardim do Cedro VIII.

No período destinado ao Expediente, os vereadores da Câmara Municipal de Lajeado discutiram vários temas, entre eles:

Meio Ambiente: Sérgio Rambo (PT), falou sobre as regras propostas pela administração aos loteamentos novos, por exemplo, obrigatoriedade de calçamentos. O vereador chamou atenção para a necessidade de se pensar também no Meio ambiente. “Temos que ter uma visão de futuro e de desenvolvimento, mas também devemos pensar no Meio Ambiente, senão, daqui a pouco não teremos mais áreas permeáveis, não teremos mais qualidade de vida”.

IGP: Djalmo da Rosa (PMDB), falou sobre a instalação do Instituto Geral de Perícia (IGP), no município. Recentemente a Univates se dispôs a ceder a estrutura necessária para implantação do serviço, e a administração municipal, como contrapartida, deverá ceder dois motoristas para as viaturas. Segundo o vereador essa é uma reivindicação antiga que se arrasta a vários governos. “Essa é uma batalha de muitos vereadores, uma política sem cor partidária, e em prol do município e da região. Espero que antes do fim de nossos mandatos tenhamos o IGP em Lajeado”, disse.

Ouvidoria: Ernani Teixeira (PDT), líder do governo na Câmara, elogiou a iniciativa do secretário da Saúde, Glademir Schwingel, de disponibilizar serviço de ouvidoria a população. “Agora a comunidade vai poder fazer suas queixas e participar diretamente do trabalho da secretaria”, afirmou.

Multas de Trânsito: Delmar Portz (PSDB) criticou o Departamento de Trânsito de Lajeado, que a partir de setembro vai encurtar o processo de validação de multar, através do uso de smartphones. Segundo o vereador, a medida vai espantar ainda mais o pessoal que vem comprar em Lajeado. “Tem que orientar também e não só multar. Não concordo com isso”, disse.

Medicamento: Lorival Silveira (PP) pediu explicações a Secretaria da Saúde a respeito da constante falta de medicamentos. Segundo ele a propaganda do governo é imensa, mas o essencial que é o remédio continua faltando.

Darci Corbelini será homenageado pelo Legislativo

No dia 08 de Setembro de 2015, a partir das 19h30min, a Câmara Municipal de Lajeado fará a entrega de uma Placa homenageando o ex Prefeito e Vereador do Município de Lajeado Darci José Corbelini. A proposta foi aprovada por unanimidade e partiu do vereador Ildo Salvi (PT).

Data de publicação: 25/08/2015