Após o encerramento da sessão ordinária desta terça-feira (08/09), o Legislativo realizou uma Sessão Solene em homenagem ao ex-vereador e também ex-prefeito de Lajeado, Darci José Corbellini.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Carlos Eduardo Ranzi (PMDB), que compôs a Mesa com os demais vereadores, homenageado, Iara Corbellini, esposa, Luís Fernando Schmidt, Prefeito Municipal e Luis Antônio de Abreu Johnson, juiz de Direito.

O discurso de apresentação do agraciado foi feito pelo vereador proponente, Ildo Salvi (PT), representando os parlamentares da Casa. “Agradecemos por tudo que fizeste na tua história e que ainda hoje faz através do teu exemplo. Em nome de todas as bancadas agradeço pelo excelente trabalho prestado ao nosso município”, discursou.

Dona Iara Corbellini, usou a tribuna para agradecer em nome da família. “A maior justificativa para o Ser Humano Corbelini seria sua grande preocupação com os desvalidos, pois o segredo da existência humana não está apenas em viver, mas também no porque se vive”, justificou. A companheira lembrou que durante seu governo o município sofreu profundas transformações como, por exemplo, a criação das secretarias da Agricultura e Assistência Social. “O homem público só merece presença na história quando coloca o bem coletivo em primeiro lugar”, afirmou, agradecendo a todos pela oportunidade.

Por fim, os vereadores entregaram uma placa em menção honrosa pelos serviços prestados à Lajeado.

Entre as autoridades presentes, também estavam, o vice-prefeito, Vilson Jacques Filhos, Promotor de Justiça, Neidemar Fachinetto, Secretária do Planejamento, Marta Peixoto e Secretária de Educação Eloede Conzatti.

Breve Histórico

Corbellini nasceu no dia 23-8-1935, em Sério, casado com Iara Corbellini, pai de quatro filhos. Diplomado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, em 21-12-1968, abriu banca advocatícia em Lajeado, até se aposentar. Desde os bancos acadêmicos, participou de campanhas políticas. Em 8-11-1959, elegeu-se vereador, pelo PTB, escolhido para presidente da Câmara, em 20-12-1962, até o final do mandato. Em 3-10-1963, foi reeleito como o vereador mais votado, pelo PTB. Em 15-11-1968, foi eleito prefeito, pelo MDB. Em 15-11-1972, foi reeleito prefeito, empossado em 31-1-1977. Assumiu como 1° suplente a vereador, pelo PDT, em 1994, período no qual se filiou ao PMDB. Foi ainda suplente de Deputado Federal, em 1974.

Data de publicação: 08/09/2015