No último sábado (26/09), a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari – AVAT - promoveu o 85º Encontro de Legislativos, na Câmara Municipal de Lajeado. O evento contou com a presença do Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum.

A principal atração do encontro foi à palestra proferida pelo Secretário Estadual da Fazenda, Giovani Feltes, sobre a Realidade e as Soluções para as Finanças do Estado.  O secretário que enfrenta uma forte crise justificou que o Estado gasta R$ 30,8 bilhões, mas arrecada R$ 25,5 bilhões. “Precisaríamos arrecadar 22% a mais para empatar”, explicou.

Segundo ele, parte do problema deve-se à perda de uma elevada parte do ICMS, já que no estado, 70% das empresas são beneficiadas pelo Simples e ficam isentas de imposto. Mas, segundo ele, a situação não pode ser revertida, pois os incentivos são necessários para a manutenção dos empregos.

Feltes tentou amenizar a situação ressaltando que a intenção do governo é colocar as cartas na mesa. O secretário acredita que para o Rio Grande do Sul sair da crise é preciso que todos compartilhem das mudanças. “Não podemos estar quebrados e andando de Porsch”, exemplificou.

Data de publicação: 26/09/2015