Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (20/10), na Câmara Municipal de Vereadores, todos os projetos listados na ordem do dia foram aprovados.   Quatro deles,...

Quatro deles, de autoria dos vereadores Ildo Salvi (PT), Sérgio Rambo (PT) e Lorival Siveira (PP), dispõem sobre denominação de Ruas no município.

Três propostas previam aberturas de créditos especiais que totalizaram R$ 460 Mil nas Secretarias da Agricultura e Urbanismo, Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social e Secretaria da Saúde.

Ainda do Executivo foram aprovadas duas matérias que autorizavam repasses de recursos financeiros. O primeiro destinando a APAE, o valor de R$ 5.000,00, para o Projeto “Renovação, Aperfeiçoamento Prático e Manutenção”; e o segundo a SLAN, o valor de R$ 15.064,50, para o Projeto “Sacola da Leitura”.

O plenário emitiu parecer favorável a matéria que dispõe sobre contribuição de melhorias em decorrência da execução da pavimentação da Rua Romeu Júlio Scherer, no Bairro Planalto, contrariando os vereadores Carlos Kayser (PP) e Lorival Silveira (PP), que questionaram a transparência nos valores e execução da obra e por isso manifestaram-se contrários a aprovação.

Outro projeto acatado autoriza o Executivo a receber, na forma de dação em pagamento, o que significa um acordo de vontades entre credor e devedor, móveis e equipamentos, referente ao contrato de concessão de uso de espaço gastronômico no Parque Histórico de Lajeado. O objetivo é a quitação de débitos junto à Fazenda Municipal da empresa Rosane de Almeida Lanches. Os móveis e equipamentos foram avaliados em R$ 12.347,00.

Por fim, os vereadores avalizaram o projeto do Executivo que autoriza a prorrogação da vigência de convênio celebrado entre o Município de Lajeado e a Associação dos Empresários de Indústrias de Confecções do Vestuário e Afins do Vale do Taquari, até 31 de dezembro de 2015. A prorrogação se deve tendo em vista a existência de valores remanescentes a título de aluguel no referido convênio, possibilitando, assim, a sua utilização.

Sessão Solene

Após a reunião ordinária desta terça-feira (20/10), ocorreu sessão solene em homenagem ao aniversário de 17 anos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT). O proponente foi o vereador Carlos Ranzi (PMDB), que de uma forma muito especial marcou a data com a entrega de uma placa de reconhecimento a corporação.

Em seu pronunciamento, o presidente do Legislativo Carlos Eduardo Ranzi (PMDB) destacou a importância do Comando do Vale do Taquari estar localizada na nossa cidade. “Temos que saudar e enaltecer o CRPO-VT, já que por várias vezes perdemos entidades importantes para outros municípios”. O parlamentar encerrou seu discurso dizendo que precisamos ter no município entidades fortes, como a Brigada Militar que atua na defesa e na segurança do cidadão lajeandense.

O Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari Coronel Humberto Teixeira Santos fez uso da Tribuna para agradecer a parceria do Legislativo com o Comando Regional, e também com o 22º Batalhão de Polícia Militar. Destacou ainda o apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiro, dos CONSEPROs e da ALSEPRO de Lajeado. “Agradecemos a deferência que a Câmara Municipal de Lajeado nos proporciona e reafirmamos nosso juramento de servir a comunidade gaúcha mesmo que com o risco da própria vida”, concluiu.

Ainda aproveitou o momento para realizar a entrega de uma Comenda ao Juiz de Direito Dr.  Luís Antônio de Abreu Johnson. Isso porque na data do aniversário do CRPO-VT, 23 de outubro, quando serão entregues as demais medalhas as pessoas que cooperam efetivamente com a Brigada Militar, o magistrado não poderá se fazer presente. “Entendemos que esse seria um bom momento já que aqui estão todos os poderes constituídos”, explicou o coronel.

Além dos vereadores e do Comandante do CRPO-VT Coronel Humberto Teixeira Santos, também fizeram parte da mesa o vice-prefeito de Lajeado, Vilson Haussen Jacques Filho e o Juiz de Direito Dr. Luís Antônio de Abreu Johnson.

Data de publicação: 20/10/2015