Neca é a segunda mulher a presidir o Legislativo lajeadense, a primeira foi Carmen Regina Pereira Cardoso, em 2000. Em 2019, o vereador Sergio Rambo (PT) será o vice-presidente e o vereador Sergio Luiz Kniphoff (PT) o secretário.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira, dia 27, a última sessão ordinária de 2018, com eleição da Mesa Diretora 2019 e também sessão extraordinária para votação de dez projetos. A chapa 1, liderada pela vereadora Neca Dalmoro (PDT), foi a grande vencedora, com 8 votos. Neca é a segunda mulher a presidir o Legislativo lajeadense, a primeira foi Carmen Regina Pereira Cardoso, em 2000. Em 2019, o vereador Sergio Rambo (PT) será o vice-presidente e o vereador Sergio Luiz Kniphoff (PT) o secretário.

A outra chapa era composta pelos vereadores Waldir Gisch (PP) para presidente, Nilson do Arte (PT) para vice-presidente e Ildo Salvi (Rede) para secretário. A disputa foi acirrada e coube ao presidente Eder Spohr (MDB) a tarefa de desempate. Votaram a favor da chapa 1 os seguintes vereadores: Neca Dalmoro, Sergio Rambo, Sergio Kniphoff, Waldir Blau (MDB), Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Marquinhos Schefer (MDB), Lorival Silveira (PP) e Eder Spohr (MDB).

Já a chapa 3 recebeu os votos dos seguintes vereadores: Nilson do Arte, Ildo Salvi, Mariela Portz (PSDB), Ernani Teixeira (PTB), Adi Cerutti (PSD), Waldir Gisch e Paulo Tori (PPL). A chapa 2 chegou a ser apresentada, tendo os mesmos componentes da chapa 3, mas com o vereador Nilson do Arte (PT) na presidência. A chapa 2 foi retirada minutos antes da votação.

De volta ao Legislativo

O vereador Lorival Silveira voltou, na sessão extraordinária desta quinta-feira, dia 27, a ocupar sua cadeira no Legislativo. O seu pedido de exoneração da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) foi publicado no Diário Oficial de Lajeado no mesmo dia. Desta forma, após dois anos como líder de Governo, o suplente Mozart Lopes (PP) deixa de integrar a Câmara de Vereadores.

Votação dos projetos

Seis projetos estavam na ordem do dia e outros quatro foram colocados no momento da sessão pelo presidente Eder Spohr. Todos foram aprovados. Confira, abaixo, como ficou a votação:

PL 158 (regulamenta a produção, a comercialização, a doação e a utilização de mudas das espécies florestais ou de interesse ambiental ou medicinal, nativas e exóticas do Horto Municipal de Lajeado) foi aprovado por todos os vereadores.

PL 160 (autoriza o Poder Executivo a celebrar Contrato com UNIVATES – Universidade do Vale do Taquari) foi aprovado por todos, com emenda aditiva do vereador Paulo Tori.

PL 161 (abertura de crédito especial à Seosp) foi aprovado por todos, com abstenção do vereador Sergio Rambo.

PL 162 (altera a Lei nº 10.330, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo Municipal de Lajeado) foi aprovado por todos, com abstenção do vereador Carlos Eduardo Ranzi.

PL 163 (autoriza a renovação de contrato administrativo temporário das servidoras que menciona, até o quinto mês após o parto) foi aprovado por todos os vereadores.

PL 166 (dispõe sobre as vantagens dos empregados públicos do Poder Executivo do Município de Lajeado) foi aprovado por todos os vereadores.

PL 167 (inclui subfunção e ação na Lei nº 10.446/17 (PPA) e na Lei nº 10.676/18 (LDO) e autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial) foi aprovado por todos os vereadores.

PL 168 (cria vagas de agente socioeducativo e monitor de creche e altera o anexo I da Lei nº 10.079, de 30 de março de 2016, que instituiu o Plano de Carreira dos Servidores do Município de Lajeado) foi aprovado por todos os vereadores.

PL 169 (cria vagas de Professor de Educação Infantil e Professor de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e altera as Tabelas 1 e 2 da Lei nº 8.795, de 26 de dezembro de 2011, que reestrutura o Plano de Carreira do Magistério Público do Município de Lajeado, institui o respectivo quadro de cargos públicos e comissionamentos e dá outras providências) foi aprovado por todos os vereadores.

PL 170 (altera a Lei nº 9.729, de 29 de dezembro de 2014, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Instituto de Previdência do Estado – IPE, visando o atendimento médico dos servidores) foi aprovado por todos, com a abstenção das vereadoras Neca Dalmoro e Mariela Portz. Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 28/12/2018

Créditos: Carolina Gasparotto