A Câmara de Vereadores promoveu, na tarde desta terça-feira, dia 16, a entrega da premiação aos vencedores do Concurso de Ideias, que escolheu o esboço do projeto da sede própria do Legislativo lajeadense. Uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari (Univates). O prédio será construído em terreno localizado na Rua Júlio May, no Centro da cidade.

A proposta 1, assinada pelo aluno Marcio Bender, foi a grande vencedora. O segundo lugar ficou com o grupo liderado pela aluna Camila Volken. Os cheques de R$ 3 mil (primeiro lugar) e R$ 2 mil (segundo lugar) foram entregues por Alberto Kappel da Kappel Imóveis, empresa parceira da iniciativa. “Já temos vínculo com Lajeado e queremos contribuir para o crescimento do município. É uma cidade que merece ter uma sede própria da Câmara de Vereadores, com mais estrutura e com uma arquitetura impactante.”

O trabalho vencedor foi escolhido por uma Comissão, composta por dois representantes do Poder Legislativo Municipal; dois representantes do escritório modelo de Arquitetura da Univates e um representante técnico da Secretaria Municipal do Planejamento e Urbanismo (Seplan). “Desde o início, pensamos no máximo com o mínimo. Será uma sede para ser utilizada por muitos anos”, afirmou o idealizador do concurso, presidente Eder Spohr.

Na fase inicial do concurso, o coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates, professor Alex Carvalho Brino, visitou a atual sede da Câmara de Vereadores e, na companhia de alunos, percebeu quais eram as necessidades estruturais. Após troca de ideias com o presidente foi possível chegar a um consenso. “Procurei seguir as orientações para que o projeto não ultrapassasse o orçamento, mas também atendesse as necessidades relatadas”, explicou o vencedor.

Projeto vencedor

O projeto vencedor do concurso será entregue à Seplan para que sirva de modelo para a elaboração do projeto oficial da sede própria da Câmara. No trabalho vencedor foram colocadas 34 vagas no subsolo; 22 vagas no térreo (cinco vagas de moto) – total de 61 vagas; plenário no segundo pavimento (286 lugares); 11 gabinetes no terceiro pavimento e 11 gabinetes no quarto pavimento.

Data de publicação: 18/10/2018

Créditos: Carolina Gasparotto