A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 6, mais uma reunião das Comissões. Na pauta, o Plano Municipal de Educação e o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na companhia da presidente do Sindicato dos Professores Municipais, Mara Goergen, representantes do Fórum Municipal de Educação conversaram com os vereadores sobre o trabalho desenvolvido na elaboração do novo Plano Municipal de Educação de Lajeado. Após a conversa, o vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB) solicitou ficar com o PL 129 (projeto que trata sobre o assunto e está em tramitação na Casa).

O segundo momento da reunião contou com a presença da coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Lajeado, Bruna Salles e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, que falaram sobre o trabalho de adequação das empresas ao SIM e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

Após vários questionamentos feitos pelo presidente Eder Spohr (MDB), a coordenadora do SIM Lajeado explicou que o município possui 18 empresas cadastradas no SIM e três no Susaf (possibilita que empresas locais vendam seus produtos em todo o Estado). “Indicações de empresas interessadas em se inscrever no Susaf já podem ser feitas. No momento, temos três na fila de espera, mas, por enquanto, somente uma está apta a ser habilitada.” Bruna afirma que o Município tem a responsabilidade de indicar e aprovar as empresas e ressalta a importância de cuidar cada detalhe antes de conceder a habilitação no Susaf. “É preciso se adequar às solicitações. Por isso, fazemos uma análise criteriosa.”

Projetos

Após o debate com os convidados, o assunto da reunião foram os PLs 139 (regulamenta a instalação e o uso de extensão temporária de passeio público, denominada “parklet”), 140 (aprova a planta de valores dos imóveis, estabelece a política tributária para o exercício de 2019), 141 (abertura de crédito suplementar à SED), 142 (abertura de crédito especial à SED) e 143 (autoriza o Poder Executivo Municipal a receber, na forma de doação em pagamento, uma área de terrenos urbana de Pedro Blásio Ruschel e outros). Nenhum foi liberado para votação.

O debate desta terça-feira foi conduzido pelo presidente da Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Ação Social, vereador Ildo Salvi (Rede). Confira todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 06/11/2018

Créditos: Carolina Gasparotto