A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira, dia 18, mais uma reunião das Comissões. Representantes da Sthas, Executivo e Apadev participaram do encontro para debater a respeito do corte no repasse financeiro às três entidades mantidas no Elo.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira, dia 18, mais uma reunião das Comissões. A pedido do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB), representantes da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev), da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) e do Executivo participaram do encontro para debater a respeito do corte no repasse financeiro, feito por parte da Administração Municipal, às três entidades mantidas no Centro Elo: Apadev, Associação de Surdos de Lajeado (Asla) e Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil).

Segundo o representante da Apadev, Orlei da Costa, a maior dificuldade encontrada pela entidade desde o corte de repasse financeiro é com o deslocamento. “Gastamos R$ 170 com cada viagem realizada, sendo que são quatro por semana. Mas, este valor é de dois anos atrás, a empresa já nos avisou que precisa aplicar um reajuste”, explica. Anteriormente, o valor repassado pela Administração Municipal era de R$ 8938,00 passando para R$ 2.868,00. “Tivemos que demitir o professor de braile, artesanato e também a secretária. Quem está lá dentro somos nós. Quem diz que está bom assim não tem deficiência”, conclui.

Após vários questionamentos feitos pelo vereador Ranzi, a secretária de Administração, Andreia Brisolara, garante que não houve nenhum deficiente prejudicado após o corte no repasse de valores. “Não há pessoas desamparadas. Elas estão sendo assistidas pelo Creas ou Cras, locais em que oferecemos toda a estrutura necessária para o atendimento.” A assistente social, Luciane Fátima Leal Machado explica que a atitude foi tomada em resposta ao que as entidades apresentaram em seus relatórios mensais, pois elas precisam atingir metas. “O valor repassado atualmente é o suficiente para atender até 15 pessoas no caso da Apadev”, defende.

Por fim, o suplente Jones Barbosa (MDB), o Vavá, que levou o assunto até o gabinete do vereador Ranzi, sugeriu que os vereadores interessados fizessem uma visita ao Centro Elo para que juntos possam chegar a um consenso. “Não estamos falando de metas, estamos falando de vidas, de pessoas, seres humanos. Temos que encontrar uma solução que não prejudique o funcionamento dessas importantes entidades dentro do município de Lajeado.”

Projetos

Após a conversa com os convidados, os projetos que estavam na pauta foram debatidos entre os vereadores. Foram liberados os PLs 122 (autoriza o Município de Lajeado a receber em doação uma área de terrenos urbana de propriedade de Pema Administração e Participações Ltda), 127 (autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder Direito Real de Uso de duas áreas de terrenos urbanos à Associação de Moradores do Bairro Conventos) e 128 (altera a Lei nº 10.606, de 07 de maio de 2018, que institui o programa de parceria público-privada e concessões do Município de Lajeado/RS).

Também os PLs 130 (autoriza a renovação de contrato administrativo temporário da servidora que menciona até o quinto mês após o parto), 131 (autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de dois técnicos de enfermagem) e 134 (autoriza o Poder Executivo a realizar serviços de patrolamento, limpeza e lastro de brita em imóvel particular), além dos CMs 049 (denomina de Rua Paulo Cesar Seli a Rua C, localizada no Loteamento Residencial Diamond, Bairro Universitário) e 050 (regulamenta a doação de bens móveis inservíveis pelo Município de Lajeado). Confira os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Data de publicação: 18/10/2018

Créditos: Carolina Gasparotto