Dona Lenira, como era carinhosamente chamada, morreu aos 97 anos, em Lajeado.

Na sessão desta terça-feira (19/01), a Câmara Municipal de Vereadores de Lajeado, prestou homenagem póstuma à Maria Lenira Muller Klein, fundadora da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), que morreu no dia 18/01, deixando grande legado na assistência social do município.

O Vereador Deoli Graff (PP), usou a tribuna, para em nome do Poder Legislativo Municipal, destacar a vida dessa mulher admirável, que será sempre lembrada por sua coragem e determinação.

Dona Lenira nasceu em Lajeado, em 1924. Era filha de Pedro Albino Muller e Otília Rockenbach e irmã do Lauro Mathias Muller, diretor presidente do Grupo Independente. Foi casada com o médico Lauro Mathias Klein, com quem teve quatro filhos: o secretário municipal de Saúde e médico Cláudio Klein, a arquiteta Maria Otília (Tilinha), Carlos (em memória) e Caio Klein.

Sua vida foi intensamente dedicada a cuidar de vidas, sendo assistente social voluntária desde 1976, e presidente da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan) desde 1980, há 40 anos. Ainda era presidente de honra da entidade. A Slan contempla o lar localizado aqui no Centro, a Slan no Bairro Santo Antônio e o Lar da Menina Nora Oderich.

Dona Lenira trabalhou como professora de Matemática no Colégio Madre Bárbara, e por sua dedicação, amor e carinho às pessoas, teve seu trabalho reconhecido, em diversas oportunidades. Em 1999, recebeu o prêmio Excelência Profissional, conferido pelo Rotary Clube Lajeado Engenho.

Em 2006, por indicação do Codevat recebeu o Troféu Ana Terra, instituído pela Coordenadoria Estadual da Mulher e o Governo do Estado.

Teve seu trabalho reconhecido pelo Legislativo em 2014, quando concedeu a Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen, que distingue mulheres que, no exercício de suas atividades e funções, tenham se diferenciado por sua relevante atuação junto à comunidade.

Dona Lenira foi agraciada com o Prêmio de Liderança Carlos Jacob Kieling, pela JCI - Junior Chamber International.

Data de publicação: 22/01/2021

Créditos das Fotos: Renata Leal/Divulgação