Na última sessão ordinária (12/01), a Câmara Municipal de Vereadores, prestou homenagem póstuma a duas figuras notáveis na vida pública e comunitária do município de Lajeado.

No início da sessão ordinária, desta terça-feira (12/01), o vereador Deolí Graff (PP), em nome do Poder Legislativo Municipal, fez uso da Tribuna para prestar homenagem póstuma ao ex-vereador e médico ortopedista/traumatologista, Nelson Gaspar da Motta e ao ex-vereador e advogado Wilson Haussen Jacques, figuras notáveis na vida pública e comunitária do município, que nos deixaram recentemente.

NELSON GASPAR DA MOTTA, faleceu no dia 06 de janeiro, aos 79 anos, era natural de Porto Alegre, onde nasceu em 12 de junho de 1941. Com a primeira esposa Suzana Quadros da Motta, teve 4 filhos: Marcello, Leonardo, Fábio e Alberto. No segundo casamento, com Luciana de Moraes da Motta, teve 2 filhos, Laura Vitória Albertina e Fabiano.

Na sua carreira na medicina, o Dr. Motta, trabalhou por mais de 40 anos no Hospital Bruno Born. Ao longo de 30 anos ia todas as semanas atender no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Por um período prestou atendimento no Hospital São Miguel Arcanjo de Cruzeiro do Sul e no Hospital de Marquês de Souza. Também atuou no serviço de resgate SOS da Unimed e respondeu pelo cargo de Coordenador Regional da 16ª Coordenadoria de Saúde.

Foi sócio fundador da Unimed VT/RP e presidente da Associação Médica do Vale do Taquari (SMAT). Criador do sistema de resgate Anjos de Plantão, depois incorporado ao sistema SOS da Unimed.

Além da medicina, o Dr. Motta teve intenso envolvimento político e comunitário. Foi vice-prefeito em Cruzeiro do Sul de 1969 a 1972 e vereador de 1973 a 1976. Em Lajeado, assumiu como vereador em três mandatos pelo MDB, no período de 1989 a 2004. Participou da elaboração da Lei Orgânica do Município.

O Dr. Motta deixou muitas lembranças por sua simpatia, doação e a constante preocupação no bem estar das pessoas.

WILSON HAUSSEN JACQUES, faleceu no dia 30 de dezembro de 2020, aos 89 anos de idade. Foi advogado e deixou sua marca em diversas entidades e órgãos públicos. Nasceu em São Miguel/Cruzeiro do Sul em 23/09/1931. Casado com Liria Maria Zart Jacques, teve 5 filhos, 15 netos e 2 bisnetos. Sendo um dos filhos Vilson Jacques Filho, o Vilsinho, ex-vereador e vice-prefeito, em Lajeado.

Trabalhou na Tesouraria da Prefeitura Municipal. Foi muito atuante na Subseção Lajeado da OAB ocupando diversos cargos ,e no período de 1983 a 1985, presidiu a OAB local. Por seus préstimos a entidade dos advogados recebeu a Medalha Leonardo Macedônio, conferida pela OAB/RS.

Integrou a primeira patronagem, no cargo de secretário, do CTG Bento Gonçalves, portanto um dos fundadores desta entidade tradicionalista, em 1954, a mais antiga do Vale do Taquari, que continua em plena atividade.

Na advocacia atuou na Brigada Militar por mais de 25 anos, sendo muito dedicado na defesa das causas de Brigadianos em vários municípios do Estado.

Foi vice-prefeito de Lajeado, na gestão do prefeito Darci José Corbellini, no período de 1977 e 1983.

Atuou como vereador pelo MDB em duas legislaturas, no período de 1969 a 1977. Também ocupando cargo de presidente municipal do partido.

O Dr. Wilson Haussen Jacques deixa um legado de simplicidade, devoção à causa do direito, seu envolvimento comunitário e a dedicação à família.

Vilson Jacques Filho, agradeceu a homenagem em nome da mãe e dos irmãos e destacou que tanto o pai, quanto o Dr. Motta, tiveram importância histórica no desenvolvimento da cidade, não só pela atuação profissional, mas também por sua participação político-regional e envolvimento social. “Foram homens muito ligados à  comunidade, principalmente aos mais humildes. Cada um na sua área nunca deixaram aqueles que os procuraram sem a merecida atenção”, concluiu.

Data de publicação: 14/01/2021