Na sessão ordinária desta terça-feira (12/01), realizada no Plenário da Câmara, somente os requerimentos e indicações apresentados pelos vereadores foram votados e aprovados.

Um pedido de vista do Vereador Lorival Silveira (PP), adiou a votação do único projeto que estava na pauta, proposto pela vereadora Ana Rita de Azambuja (MDB), que visa regulamentar a instalação e o uso de extensão temporária do passeio público, vagas de estacionamento que passam a exercer função de espaços públicos, denominados “parklets”.

Homenagem Póstuma
No início dos trabalhos o vereador Deolí Graff (MDB), em nome do Poder Legislativo, prestou homenagens póstumas ao ex-vereador e médico ortopedista/traumatologista, Nelson Gaspar da Motta e ao advogado Wilson Haussen Jacques, figuras notáveis na vida pública e comunitária do município, que nos deixaram recentemente.

Suplente assume cadeira do PP
Com a saída do vereador Fabiano Bergmann (PP), nomeado como chefe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município, o primeiro suplente de vereador, Mozart Lopes (PP), assume uma cadeira na Câmara. Ele passa a ser o líder do Partido Progressistas e a ocupar a presidência da Comissão de Obras e Serviços Urbanos, sendo, ainda, relator da Comissão de Justiça e Redação.

Manifestações
Alguns vereadores usaram seu tempo regimental para novamente fazerem duras críticas à CORSAN, empresa responsável pelo abastecimento de água no município.

O secretário da Mesa, vereador Márcio Dal Cin (PSDB), comunicou o envio de ofício assinado por todos os vereadores aos dirigentes estaduais da CORSAN:  Roberto Correa Barbuti (Presidente),  André  Beltrão Finamor (Diretor de operações) e Alexandre Paccico (Gerente de Lajeado), para que compareçam à Casa Legislativa no prazo de 30 dias. O objetivo é que eles apresentem um plano de ação com solução urgente para a constante falta de água em diversos bairros do município, bem como oferecerem resposta positiva acerca do problema de presença de ar na tubulação que faz girar o hidrômetro sem a presença de água, ocasionando cobrança indevida ao consumidor.

O vereador Alex Schmitt (PP), cumprimentou o secretário de segurança de Lajeado - Paulo Locatelli, pelos resultados em relação ao combate à criminalidade divulgados recentemente. Segundo dados, houve uma redução de: 64,7% no roubo à residências; 51,7% no furto de veículos; 48,7% em roubos de veículos; 41% no roubo a estabelecimentos; 22,7% de redução de roubo a pedestres e 5,3% de redução nos homicídios. “Tenho certeza que o trabalho que vem sendo feito por todas as entidades que integram o gabinete de gestão integrada foi muito importante para que esses números tão expressivos aparecessem”, destacou

Sérgio Kniphoff (PT), destacou a importante papel dos Sindicatos na defesa dos trabalhadores. Citou como exemplo a entidade de classe dos metalúrgicos de Taubaté, que vem negociando com a Ford, após o anúncio do fechamento das fábricas no Brasil e a consequente demissão de milhares de trabalhadores. “Os sindicatos são organizações que defendem os direitos conquistados pelos trabalhadores. Eles que estão juntos na hora de fazer a negociação por reajuste de salário”, explicou Kniphoff.  O vereador ainda trouxe a questão do trabalho aos domingos em Lajeado e o desejo dos empresários de tirarem o sindicato da mesa de negociação: “Querem tirar o direito da família ao descanso, usar o banco de horas e não pagar hora extra”. Segundo ele, esse assunto ainda vai dar pano para manga: "Vamos ver muito essa discussão daqui para frente”, adiantou.

Carlos Eduardo Ranzi (MDB), cobrou mais investimento da prefeitura no setor de Vigilância Sanitária no município de Lajeado. Segundo ele, o quadro de funcionários está completamente defasado e as pessoas não conseguem produzir. “Eu sei que existe uma vedação a respeito da contratação de profissionais no ano de 2021, mas o deslocamento de pessoas dentro do quadro da Prefeitura é completamente possível e aceitável”, destacou o vereador.

Data de publicação: 12/01/2021