A cerimônia de posse de vereadores e vereadoras para a 18ª legislatura, realizou-se hoje, 30/12. Prefeito e Vice, reeleitos, também foram empossados. Após reunião solene, a Mesa Diretora aprovada.

Em reunião solene, hoje (30/12), no Plenário Tancredo de Almeida Neves, na Câmara Municipal de Lajeado, tomaram posse 15 parlamentares, eleitos e reeleitos, para a 18ª legislatura (2021-2024) e o prefeito, Marcelo Caumo (PP) e a Vice, Gláucia Schumacher (PP), reeleitos para o mandato de 2021-2024. A cerimônia realizou-se seguindo todas as normas de prevenção de contágio do coronavírus, uso obrigatório de máscara, álcool em gel 70°, respeitando o distanciamento social, e em ambiente ventilado.

Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora mais votada, Ana Rita Silva Azambuja, mais conhecida como Ana da Apama (MDB), conforme rege a Lei Orgânica Municipal. A vereadora ocupou o espaço principal na Mesa Oficial e, houve a leitura da nominata eleita, em ordem decrescente de votação: Fabiano Bergmann (PP), Isidoro Fornari Neto (PP), Alex Schmitt (PP), Antônio Marcos Schefer (MDB), Lorival Ewerling dos Santos (PP), Jones Barbosa da Silva (MDB), Carlos Eduardo Ranzi (MDB), Éder Spohr (MDB), Paula Thomas (PSDB), Sérgio Kniphoff (PT), Márcio Dal Cin (PSDB), Heitor Hoppe (PP), Deoli Gräff (PP) e Adriano da Rosa (PSB).

Em seguida, a vereadora Ana Rita Silva Azambuja (MDB), conduziu o prefeito Marcelo Caumo (PP) e a vice Gláucia Schumacher (PP) até a Mesa Oficial. O atual presidente da Câmara Municipal de Lajeado, Lorival Ewerling dos Santos Silveira (PP), integrou a Mesa. A vereadora iniciou a abertura oficial do evento, com a leitura de trecho Bíblico e a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Então, vereadores e vereadoras eleitos foram convidados a fazer o juramento, de pé, com o braço estendido: “Prometo cumprir a Lei Orgânica, Leis da União, do Estado e do Município, e exercer o meu cargo sob as inspirações do patriotismo, da legalidade e da honra”. A vereadora Ana Rita declarou empossados (as) os (as) parlamentares.

Na sequência, o prefeito e a vice prestaram o compromisso legal, e foram declarados empossados pela vereadora que conduzia os trabalhos, Ana da Apama (MDB). Vereadores representantes de cada bancada, Deoli Gräff (PP), Paula Thomas (PSDB), Sérgio Kniphoff (PT) e Carlos Eduardo Ranzi (MDB) fizeram uso da palavra, em nome dos colegas de partido. O atual presidente da Casa, Lorival Ewerling dos Santos Silveira (PP) também manifestou-se, bem como o prefeito Marcelo Caumo (PP).

Em nome da Bancada Progressista, o vereador Deoli Gräff (PP) iniciou sua fala agradecendo os eleitores que confiaram o voto nos vereadores, em geral. Lembrou que o compromisso do eleitor não acaba no dia da votação, ele precisa ajudar cada um de nós a sermos vereadores. "Queremos que participem ativamente das atividades da Câmara de Vereadores, com críticas construtivas". Queremos firmar um compromisso em dar o melhor de nós, em sermos servidores públicos na Câmara de Vereadores". Quermos legislar para todos, seremos firmes nas fiscalizações do Poder Executivo.

O prefeito Marcelo Caumo (PP) cumprimentou a vereadora Ana Silva de Azambuja (MDB), pela eleição e pela condução dos trabalhos. "Cumprimento cada um dos 15 vereadores eleitos, são nove mudanças em relação à legislatura que se encerra. E, gostaria de agradecer, profundamente, os nove vereadores que deram sua contribuição para o crescimento de Lajeado, de 2017 a 2020. Foram anos de muita construção e alegria, onde projetos importantes para Lajeado puderam ser votados, como o Pacto pela Paz, e o Plano Diretor", reforçou.

Caumo ressaltou a parceria com a Câmara de Lajeado: "O número de projetos que não foram aprovados. é pequeno, e existiu porque a Casa considerou que o projeto, talvez, não fosse tão importante para Lajeado." Encerrando sua fala, o prefeito expressou entusiasmo frente ao novo período: "Encerrando essa 17ª legislatura, eu e a Gláucia iniciamos com toda a vontade, com todo o desafio de quatro anos atrás, a vontade de acertar, de construir juntos, e a vontade compartilhar com vocês, os vereadores eleitos, os bons projetos e a construção desses bons projetos para Lajeado. As nossas portas estarão sempre abertas para o diálogo, para o debate, para a construção de melhorias para a cidade. A diversidade da Câmara é que faz a diversidade necessária para Lajeado crescer".

As vereadoras empossadas, Paula Thomas (PSDB) e Ana da Apama (MDB), bem como a  vice-prefeita, Gláucia Schumacher (PP) e a primeira-dama Aline Scapini Caumo, receberam flores da Câmara Municipal de Lajeado.

Nova Mesa Diretora foi eleita

A nova Mesa Diretora foi eleita hoje, após a cerimônia de Posse do Prefeito e Vice, vereadores e vereadoras. Eleita para comandar a Câmara de Lajeado em 2021, a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lajeado tomou posse hoje, 30/12, após ser aprovada por todos os vereadores e vereadoras. Ela é composta por três vereadores, que ocupam o cargo de presidente, vice-presidente e secretário. O vereador Isidoro Fornari Filho (PP) assume a presidência. Outros parlamentares que passam a integrar a Mesa são: Heitor Hoppe (PP) como vice-presidente e Márcio Dal Cin (PSDB) como secretário.

Data de publicação: 30/12/2020

Créditos: Aline Schmidt