Na manhã desta sexta-feira (8/5), às 10h, realizou-se a reunião solicitada pelos vereadores na última sessão plenária, com o prefeito Marcelo Caumo, a fim de esclarecer dúvidas quanto à saúde, educação e assistência social. A reunião virtual teve duração de uma hora, período no qual legislativo e executivo trocaram ideias sobre demandas urgentes da população em tempos de pandemia. O secretário municipal da Saúde, Cláudio Klein, e a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Céci Gerlach participaram da reunião.

REABERTURA DE POSTOS DE SAÚDE - A primeira demanda trazida pelos vereadores foi a reabertura do Posto de Saúde no bairro Conservas. O secretário de Saúde, Cláudio Klein, lembrou que a unidade apresentou, ainda antes da pandemia, problemas de segurança da equipe. A reestruturação da equipe, que estava em andamento, foi adiada. O motivo foi a necessidade de realocar profissionais da saúde para atender a demanda extra da Covid-19.

O prefeito Marcelo Caumo esclareceu que após o fechamento das unidades, o município procurou uma solução temporária para as comunidades, ampliando o horário de atendimento nos postos do Centro e Montanha, até às 19h. Os vereadores sugeriram ao prefeito a reabertura em pelo menos meio turno, até a completa regularização, já que a prevenção da saúde das comunidades tem como base a unidade básica de saúde (UBS).

Ainda referente a essa situação, também foi apontada a dificuldade para as pessoas buscar atendimento em outros bairros, bem a possibilidade de aumentar do risco de infecção de coronavírus, por conta da aglomeração. As UBS Montanha e Centro, além da UPA, disponibilizam atendimento exclusivo para casos de Covid-19, com área reservada para segurança de pacientes não infectados.

LEITOS PARA COVID-19 E INTERNAÇÃO – O agravamento do cenário epidemiológico de Covid-19 em Lajeado fez com que o Governo do Estado mantivesse a cidade, por mais uma semana, com bandeira vermelha (indica aumento da proliferação do coronavírus e menos vagas de UTI disponíveis), o que prevê mais restrições. Diante disso, os vereadores buscaram mais informações quanto ao número de leitos de UTIdisponíveis para atender casos graves de Covid-19.

Segundo o prefeito Marcelo Caumo, Lajeado se antecipou na compra de respiradores, antes do embargo da União para esse tipo de equipamento, o que permitiu constituir uma UTI exclusiva para coronavírus: “Com 18 leitos de UTI o hospital chega no limite de estrutura física e técnica. É bom lembrar que esses leitos não são exclusivos para Lajeado. O gerenciamento é feito pelo Estado e União”, ressalta ele.

A ampliação do número de leitos de UTI, na região, deverá se dar na próxima semana. A previsão, segundo o prefeito, é que Estrela viabilize 10 leitos, e Encantado mais cinco. Somados aos 18 leitos de Lajeado, serão 33 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. “Esse (aumento de leitos) é um elemento fundamental, que poderá resultar na mudança de bandeira, alcançado em parceria Estrela e Encantado. O prefeito lembrou que, além dos 18 leitos de UTI, exclusivos para Covid-19, o HBB dispõe outros 20 leitos adulto e 10, pediátricos.

Com relação aos 22 leitos Covid-19 disponíveis para internação, na Univates, o prefeito diz que espera não ter que fazer uso, já que no local o paciente não contará com a estrutura do hospital, para uma eventualidade. Somados a essa estrutura, o município mantém convênio com o hospital de Marques de Souza, com 22 leitos de UTI para receber casos de Covid-19, de Lajeado.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – A secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Céci Gerlach, apresentou dados de entrega de cestas básicas e atendimentos realizados. Salientou que todos são atendidos, e é feita “escuta sensível” para identificar as necessidades, em todos os níveis, das pessoas que buscam os serviços. Ao ser questionada sobre alguns casos de pessoas que reclamaram não ter recebido a cesta básica, a secretária afirmou que todos, sem exceção, são atendidos e recebem orientações, mas, ressaltou que é preciso atender os critérios do CadÚnico para receber o benefício.

EDUCAÇÃO – Com a previsão de prorrogação da volta às aulas em pelo menos 30 dias, e diante da dificuldade de utilização de ferramentas eletrônicas para ministrar aulas, o prefeito explicou que os professores foram convocados para retomar as atividades, especificamente organizar e elaborar as atividades que serão enviadas para os alunos, por email, ou outro meio disponível.

Data de publicação: 08/05/2020

Créditos: Aline Schmidt