A Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 23, uma reunião com representantes do Sindicato dos Taxistas do Vale do Taquari e Departamento Municipal de Trânsito. Em torno de 20 profissionais participaram do encontro conduzido pelo vereador Ildo Salvi (Rede) e que contou com a presença do presidente da Casa, vereador Eder Spohr (MDB); vereadores Nilson do Arte (PT), Neca Dalmoro (PDT) e líder de Governo Mozart Lopes (PP). Também participou o diretor executivo do Departamento de Trânsito, Sérgio Schneider; o recém-nomeado diretor de Trânsito, Vinícius Renner e um fiscal de trânsito.

Os taxistas foram unânimes em dizer que é preciso unir forças para coibir o transporte irregular de passageiros em Lajeado. Através do Sindicato, vários profissionais já fizeram denúncias de números e placas de veículos que trabalham, segundo eles, de forma clandestina, pois atendem os chamados feitos por telefone ou whatsapp e anunciam os seus serviços em redes sociais. A classe exige que o trabalho seja feito dentro da Lei, assim como fazem todos os 62 taxistas cadastrados e regularizados dentro do município.

Conforme Schneider, um projeto será encaminhado, nos próximos dias, à Câmara. A matéria irá propor a regulamentação dos aplicativos. Isso porque, atualmente, é difícil conseguir flagrar o trabalho informal, pois quando há denúncia, o passageiro diz que está de carona e garante que não irá pagar pela corrida, isso quem garantem são os próprios fiscais de trânsito. “Sabemos que eles existem, mas temos que ter alguém que confirme se tratar de um transporte pago”, explica o diretor do Departamento.

Renner elogiou a iniciativa da reunião e diz que com diálogo e trabalho em conjunto é possível construir uma solução o mais breve possível. “O ilegal deve e vai ser combatido.” De acordo com o vereador Salvi, uma nova reunião será agendada dentro do prazo de 30 dias para que sejam apontados os desdobramentos desse primeiro encontro. “Hoje temos a minuta do projeto que será apresentado. O transporte irregular precisa ser fiscalizado e coibido. Nós, como vereadores e representantes da população, não podemos permitir essa concorrência desleal.”

Data de publicação: 23/08/2018

Créditos: Carolina Gasparotto