O PL 044 (trata sobre o convênio com o HBB para o repasse de R$ 512 mil) teve pedido de vistas feito pelo vereador Waldir Blau (MDB) e deve ser votado na próxima sessão, a ser realizada no dia 22

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 15, mais uma sessão ordinária. Nove projetos estavam na ordem do dia para serem votados, além do veto ao CM 004 (denomina de Rua “Anoli Cardoso de Siqueira” a Rua E, localizada no Loteamento Recanto da Colina, situada no Bairro Bom Pastor e Loteamento Antares Cem) de autoria da vereadora Mariela Portz. O veto foi derrubado por 11 votos.

Dos nove projetos, apenas o PL 044 (trata sobre o convênio com o HBB para o repasse de R$ 512 mil) teve pedido de vistas feito pelo vereador Waldir Blau (MDB) e deve ser votado na próxima sessão, a ser realizada no dia 22.

Os Pls 041 (autorização para desmembrar e permutar imóvel de propriedade do município por imóvel de propriedade de Ilmo Kuffel), 055 (autoriza para celebrar termo de associação à Amturvales), 057 (abertura de crédito especial), 058 (abertura de crédito suplementar), 059 (abertura de crédito especial) e 060 (abertura de crédito suplementar) foram aprovados; o PL 055 foi aprovado apenas com a primeira emenda, a segunda foi arquivada, pois os vereadores entendem que o pagamento não deve ser retroativo.

Também foram votados e aprovados os CMs 024 (denomina de Rua Marcella Kneip dos Santos a Rua G - Loteamento Ibiza e Rua L - Loteamento Germânia II, localizadas no Bairro Conventos) e 025 (denomina de Rua 15 de Outubro a Rua C - Loteamento Montanha III e Loteamento Coliseu, localizada no Bairro Bom Pastor), ambos de autoria do vereador Carlos Eduardo Ranzi (MDB).

Os Pls 051 (revoga a Lei nº 10.284, de 07 de dezembro de 2016) e 062 (autoriza a contratação temporária de excepcional interesse público de cinco professores de educação infantil, três professores de anos finais e um secretário de escola) foram votados e aprovados por acordo de lideranças, após solicitação feita pelo líder de Governo, vereador Mozart Lopes (PP). Acesse todos os projetos na íntegra em: https://goo.gl/JfB5p9.

Tribuna livre

Durante o uso da tribuna livre para falar sobre os serviços prestados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Lajeado, o diretor-geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), Gilberto Barichello disse que 80% da população recebe atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) e que todas as portas devem estar abertas para todos os usuários. “Entendo que o atendimento tenha que ser igualitário e universal.”

Ele apresentou uma radiografia aos vereadores e afirmou que a UPA está tendo resolutividade. “Antes do incêndio no HBB, tínhamos 99% de satisfação por parte dos usuários. Atualmente, a porcentagem está em 98%.” Outro dado destacado por Barichello é que 85% das pessoas buscam atendimento, em primeiro lugar, na UPA. “Somente 4% das pessoas são encaminhadas para outro lugar, as demais são atendidas e liberadas para casa.”

Ainda sobre os atendimentos, o diretor-geral da FHGV ressaltou que após o incêndio na recepção do Pronto-Socorro do HBB aumentou em 11% o número de atendimentos pediátricos feitos na UPA. Outro dado importante explicado foi que a Unidade atende cerca de 97% da demanda necessária para garantir a classificação de porte II, ou seja, não corre o risco de ser rebaixada para porte I e receber pela metade a verba repassada pelo Estado e pela União, conforme relatado pelo secretário de Saúde, Tovar Musskopf na reunião das Comissões do dia 19 de abril.

Data de publicação: 16/05/2018

Créditos: Carolina Gasparotto