Nove projetos entraram na ordem do dia: PL 047 (repasse de mais de R$ 1 milhão à Sesa) e oito CMs com denominações de ruas. Houve acordo de lideranças para três PLs: 048, 049 e 054.

A Câmara de Vereadores realizou, nesta terça-feira, dia 24, mais uma sessão ordinária. Nove projetos entraram na ordem do dia: PL 047 (repasse de mais de R$ 1 milhão à Sesa) e oito CMs com denominações de ruas. Houve acordo de lideranças para três projetos: 048 (crédito especial para Sthas), 049 (crédito suplementar para Sthas) e 054 (autorização para realizar serviços de limpeza, escavação, espalhamento e transporte de material em imóvel particular). Confira na íntegra todos os projetos em: https://goo.gl/JfB5p9.

Um dos assuntos abordados durante a sessão foi a entrevista do ex-vereador Antônio de Castro Scheffer para a Rádio Independente. Vários vereadores mostraram o seu descontentamento com a crítica feita aos colegas que foram para Brasília, mas principalmente por terem sido chamados de “vereadorzinhos do interior”. “Ele foi muito infeliz na fala dele e acho que deveria pedir um novo espaço na imprensa para se redimir dessa baboseira toda que ele falou lá”, disse o vice-presidente da Casa, vereador Paulo Tori (PPL).

O serviço de transporte Uber (em funcionamento no município desde o último sábado, dia 21) também fez parte do debate. Alguns taxistas acompanharam a sessão. Em sua fala, o presidente da Casa, vereador Eder Spohr (MDB) colocou a tribuna à disposição dos profissionais, caso eles queiram falar sobre a atividade. O vereador Sérgio Kniphoff (PT) afirmou ser usuário do aplicativo na capital. Entretanto, se mostrou preocupado com o futuro das mais de 60 famílias dos taxistas. “Espero que haja, pelo menos, uma preocupação com essas famílias que estão prestes a sofrer um abalo na sua economia.”

Porta fechada do HBB

Novamente o PL 044 (trata sobre o reajuste de repasse no valor de R$ 440 mil para R$ 512 mil ao hospital) foi abordado pelos vereadores durante a sessão. O vereador Ildo Salvi (Rede) usou o projetor para mostrar que o projeto só deve ser votado quando a porta principal estiver aberta à comunidade, pois é inadmissível que os pacientes que possuem plano de saúde possam entrar pela porta da frente enquanto que os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham que entrar pela lateral do prédio (acesso às ambulâncias).

O projeto pode ser votado na próxima semana devido a apresentação da emenda modificativa. No documento, fica estabelecido que:

"Art. 3º A Entidade realizará atendimento no Setor de Emergência, 24h por dia, 07 dias por semana, nas especialidades de Traumatologia, Psiquiatria, Anestesiologia, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia, Cirurgia Geral, Radiologia (não intervencionista) e Clínica Médica.

Parágrafo Único: A Entidade manterá o acesso irrestrito de Pronto Socorro, via SUS, com acolhimento e triagem técnica, conforme os agravos de saúde apresentados pelos pacientes, sendo atendidos preferencialmente os casos de Emergência, classificados com tarjas amarela e vermelha, e os demais, tarjas verde e azul, de menor gravidade e que não representem risco de agravamento do quadro clínico, ou de morte da pessoa, serão encaminhados, referenciados, para a UPA-Unidade de Pronto Atendimento, e/ou Serviços de Unidades Básicas de Saúde Municipal.

I – Pacientes que forem classificados com quadros de menor gravidade, tarjas verde e azul, e que queiram aguardar atendimento no Pronto Socorro do HBB, serão informados que somente irão receber atendimento Médico após os pacientes mais graves, não ficando estabelecido tempo de demora."

Suplente assume cadeira

Devido a viagem do vereador Ernani Teixeira (PTB) para Brasília, o suplente Jair Hemming assumiu a cadeira na sessão de ontem. Ele aproveitou a oportunidade para fazer alguns agradecimentos e entre os assuntos, falou sobre a decoração Natalina de Lajeado. “Essa decoração que pode ser vista como um gasto, na verdade é um investimento. Por isso, peço aos colegas vereadores que junto com a CDL façam um projeto e comecem um planejamento.”

Tribuna livre

O Grupo Escoteiro Tibiquary fez o uso da tribuna após a sessão ordinária. Eles falaram sobre o Dia do Escoteiro, celebrado na última segunda-feira, dia 23, e também fizeram algumas apresentações.

Próxima sessão

Em virtude do feriado alusivo ao Dia do Trabalhador na próxima terça-feira, dia 1°, a sessão será realizada na quinta-feira, dia 3.

Data de publicação: 25/04/2018

Créditos: Carolina Gasparotto