Na semana em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher, por sua relevante atuação junto à comunidade, Líria Jacques recebeu a Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen

A Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira, dia 6, mais uma sessão ordinária. Três projetos foram aprovados na noite em que o vereador Sérgio Kniphoff (PT) retornou ao plenário e Eloede Conzatti (PT) assumiu a cadeira de Nilson Do Arte (PT).  Entre as matérias aprovadas, esteve a que autoriza a abertura de crédito de R$ 500 mil para a quitação do contrato terceirizado com a empresa Arki Assessoria e Serviços Ltda; também a autorização do crédito no valor de R$ 16,7 mil para a Secretaria de Saúde e, por fim, a denominação da Rua Darcy Nivaldo Schmidt, localizada no Bairro Bom Pastor.

Durante os seus pronunciamentos, todos os vereadores fizeram questão de homenagear as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado nesta quinta-feira, dia 8. Na oportunidade, a secretária da Casa, vereadora Neca Dalmoro, entregou um buquê de flores para a mãe do presidente da Câmara (vereador Éder), dona Heide Spohr, pelo seu carinho e interesse ao ter prestigiado todas as sessões realizadas até o momento.

Exemplo de mulher lajeadense

Por sua relevante atuação junto à comunidade lajeadense, Líria Maria Zart Jacques recebeu a Comenda Doutora Regina Aesse Nöthen*. Emocionada durante a sessão solene, ela ganhou flores da esposa do vereador proponente, Ernani Teixeira (PTB), dona Fátima Helena. “Sei  que não posso fazer tudo por todos, mas sei que posso fazer alguma coisa por alguém”, disse Líria durante o seu discurso de agradecimento.

Líria Maria Zart Jacques é professora aposentada, especialista de educação e supervisão escolar. Foi secretária de Saúde de Lajeado e recebeu o prêmio Alicerce Saúde, em 1995. Também recebeu o prêmio Jacob Kielling. Participou da criação do primeiro grupo da Criança e do Adolescente, onde foi a primeira presidente voluntária. Concorreu ao cargo de vereadora e vice-prefeita, ambas em duas oportunidades.

Ela também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Lajeado, vice-presidente da Vovolar, membro da Comissão Municipal do Mobral de Lajeado, membro da Diretoria dos Clubes 4S – Emater – Secretaria da Agricultura, atual membro do Departamento Social da Saidan, membro do Conselho Diretor da Fates, secretária Executiva do MDB e voluntária no grupo Amigas do HBB, onde desempenha o trabalho de visitas aos pacientes do SUS e auxilia-os em suas necessidades.

Líria também recebeu o prêmio Destaque Regional Setor Promocional 1978 e foi a Personalidade Feminina do ano de 1979.

*O nome da comenda é uma homenagem à memória da doutora Regina Aesse Nöthen, primeira mulher a exercer a Odontologia em Lajeado.

Prestação de contas

Minutos antes da sessão ordinária, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) apresentou um balanço das promoções feitas em parceria com o município.

Data de publicação: 07/03/2018

Créditos: Carolina Gasparotto

Créditos das Fotos: Carolina Gasparotto

Compartilhe!