Aprovada resolução que estabelece a independência financeira e orçamentária da câmara

Resolução aprovada na 47ª Sessão Ordinária desta terça, 21 de novembro, instituiu a independência financeira e orçamentária do Poder Legislativo Municipal ao Executivo. A independência é uma das ações previstas para o ano com o objetivo de otimizar, melhorando a operacionalidade administrativa da câmara.

A instituição dos serviços administrativos de controles contábeis e financeiros garante mais autonomia e agilidade à câmara. A partir dela, estes serviços serão realizados internamente através do setor de contabilidade, estabelecido por concurso realizado em agosto para contratação de uma contadora, que desde outubro acompanha os processos pertinentes à função na prefeitura. A principal mudança é em relação ao processo, que desde a fundação da câmara era realizado pela Secretaria da Fazenda e passará a ser realizado pelo setor contábil da câmara em 2018.

Os recursos não se alteram e seguem com a mesma finalidade, a manutenção da Câmara de Vereadores. As mudanças se dão na gestão dos mesmos, que poderão ser acompanhados internamente, e prestação de contas, que passa a ser responsabilidade da câmara, que deve cumprir os prazos do Tribunal de Contas.

A Proposta da mesa diretora vigorará a partir de 2018, marcando a história da Câmara Municipal de Lajeado.

Data de publicação: 22/11/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka