Dentre as definições da 42ª sessão, a contribuição para a realização das cirurgias eletivas

Projetos bastante discutidos entraram em pauta. Do Executivo o 091, que tratava sobre a concessão dos Benefícios Eventuais da Política da Assistência Social, foi retirado. O Benefício Eventual destina-se aos cidadãos e às famílias com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência provoca riscos e fragiliza a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros. Pretendia-se alterar o critério da renda familiar de ½ para ¼ de salário mínimo, contemplando as famílias de baixíssima renda, já que o recurso é limitado. Diante da explanação da Sthas e Cras em reunião no Plenário, os vereadores se sensibilizaram com a falta de recursos para os benefícios eventuais, pretendendo incluir emenda na LOA para aumento dos recursos na área. O outro projeto do Executivo, 108/2017, foi aprovado autorizando a contratação temporária de técnico de informática.
 Do legislativo projeto para divulgação da lista de espera dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública de saúde do município (052-01/2017), recebe aprovação. A lista, que proporciona mais transparência no agendamento, será divulgada por meio eletrônico e a identificação se dará através de alguns dados do Cartão Nacional de Saúde – CNS, garantindo a privacidade dos pacientes. A dúvida dos vereadores contrários à proposta se dava quanto viabilidade e à recepção das informações pela comunidade, já que a ordem da lista se altera conforme a prioridade de cada caso, mas com 10 votos a favor ela segue para validação do prefeito, juntamente com a proposta 074-01/2017, que disciplina a circulação e sinalização de veículos de tração humana (carrinhos de metal para o transporte de produtos recicláveis), também aprovada com 12 votos.
Outra votação ocorreu na sessão, validando o valor já acordado na reunião da tarde. Se trata de R$ 100 mil para viabilizar cirurgias eletivas, valor que complementa repasse do Ministério da Saúde para realização das cirurgias. O Secretário da Saúde reuniu os vereadores, que de pronto aceitaram garantir o valor para agilizar o agendamento das cirurgias, com larga fila de espera. Serão contempladas cirurgias de hérnia, vesícula e varizes.
Nos pronunciamentos comentou-se ainda sobre o Dia do Professor e fim da greve dos professores, a mudança no estacionamento rotativo, que em um primeiro momento está funcionando, a possibilidade de desativar a sinaleira na RS 130 nos horários de pico, sede da câmara e parabenizou-se o vereador Sergio Kniphoff em nome da classe médica pelo Dia do Médico.

Data de publicação: 18/10/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka

Créditos das Fotos: Caroline Trapp Otsuka

Compartilhe!