Debate sobre transporte coletivo precedeu a 19ª Sessão

Representantes das empresas de transportes coletivos de Lajeado, Ereno Dorr e Scherer, foram recebidos no Plenário da Câmara para esclarecimentos e solicitações de itinerários. Para a principal reinvindicação que tem como destino a UPA, a solução está sendo ajustada com o poder público para realização de uma rotatória que possibilite a manobra dos ônibus. Para os bairros em crescimento e sugestões de horários, as empresas se mostraram abertas a conversar e atender a comunidade, pois também é do seu interesse que os roteiros atendam o maior número de passageiros. Ambas empresas informaram que os horários estão disponíveis no site para conferência e que a bilhetagem eletrônica está em estudo. Os vereadores salientaram que esta troca de informações auxilia na busca pelo melhor para a comunidade.

Na sequência da reunião, deu-se início à 19ª Sessão Ordinária. Nas votações do dia, entrou um extenso projeto do Poder Executivo para abertura de crédito suplementar. Com a aprovação da matéria de nº 047/2017, serão atendidas demandas diversas das secretarias municipais e obras para implementação de projetos ambientais, manutenção da alimentação escolar, repasse para a Casa de Passagem, manutenção de parques públicos, entre outros. Com acordo de bancadas, votou-se o projeto 045/2017, para criação de novas vagas de Comissionamento pela Coordenação de Trabalhos para os servidores públicos municipais que desempenham as funções de Diretor de Escola, Vice-Diretor, Supervisor Pedagógico e Orientador Educacional, referente a cargos e comissionamento. O texto foi aprovado com emenda para ressarcimento retroativo dos profissionais que exercem a função desde janeiro.

Foi votado e aprovado ainda o projeto 048/2017 que tramitava em regime de urgência, autorizando obra em imóvel particular com danos após conserto da canalização que passava no local. Também em regime de urgência foi aprovado o projeto 051/2017 que autoriza abertura de crédito suplementar para a Secretaria da Saúde para despesas com SAMU e CONSISA/VRT, além atender despesas do plano de aplicação do recurso estadual de ações de prevenção da dengue no verão 2016/2017.

Dos seis projetos do Legislativo em votação, dois obtiveram pedido de vistas e seguem tramitando, o 038-01/2017, com solicitação de Ildo Salvi e o 039-01/2017, de Sérgio Rambo. Os outros quatro foram aprovados em bloco, denominando ruas nos bairros Moinhos, Santo Antônio e Jardim do Cedro.

Data de publicação: 10/05/2017

Créditos: Caroline Trapp Otsuka