A concessão da BR-386 à iniciativa privada voltou a ser o assunto mais comentado pelo Vereadores de Lajeado na Sessão de ontem à tarde, 14/02/2017. Com discursos semelhantes, os parlamentares se colocaram contrários ao edital que foi divulgado pela ANTT, e que apresenta um plano de quatro praças de cobrança de pedágio ao longo da via, além de duplicação acontecer, somente, a partir do 11º ano de atuação da empresa.

O Presidente do Legislativo, Waldir Blau, reiterou aos Vereadores que disponibilizará uma van para que todos possam ir a Porto Alegre no dia de amanhã, 16/02/2017, para se fazerem presentes na Audiência Pública organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres na capital e buscarem espaço para manifestação. Blau projeta, ainda, participar da Audiência Pública em Brasília, que será realizada no próximo dia 23/02, representando a Câmara de Vereadores de Lajeado.

Os Vereadores buscam, junto de seus Parlamentares a nível Estadual e Federal, o apoio para a realização de uma terceira Audiência Pública, aqui no Vale do Taquari, a fim de discutir o edital e as medidas que serão tomadas, para que a população possa reivindicar melhores condições às que foram propostas até então.

SUPLENTE

Por problemas de saúde, o Vereador Carlos Eduardo Ranzi apresentou atestado médico e pediu afastamento de suas atividades parlamentares durante três dias. Em seu lugar, assumiu o 2º suplente Deoli Gräff. Gräff, em seu pronunciamento, agradeceu a oportunidade e se disse feliz em estar atuando no Legislativo. Na próxima Sessão, Ranzi retorna ao seu posto.

VOTAÇÕES

A Ordem do Dia de ontem previa a votação de cinco projetos. O Projeto 008/2017, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar de R$ 500.000,00 para os custeios da Câmara de Vereadores no ano de 2017 foi aprovado por unanimidade. O Projeto 010-01/2017, de autoria de Fabiano Bergmann, que denomina de Rua Alexandre de Siqueira a Rua K, no Loteamento Jardim Europa, no Bairro Bom Pastor foi aprovado por unanimidade. Outro Projeto aprovado por unanimidade por todos os Vereadores foi o 007-01/2017, de autoria de Waldir Sérgio Gisch, que denomina de Rua “Olívia Teixeira dos Santos” uma via Pública localizada no Bairro Floresta.

Os dois outros Projetos que seriam votados receberam pedido de vista e devem entrar na Ordem do Dia da próxima Sessão, que são eles: 001-01/2017, de autoria de Carlos Eduardo Ranzi, que dispõe sobre a locação de imóveis por parte do Poder Executivo de Lajeado e o Projeto 016-01/2017, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos na Lei Municipal nº 8.739/2011, que dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento do Poder Legislativo, cria o quadro de empregos, cargos em comissão e comissionamentos, estabelece o Plano de Carreira e pagamento. Os pedidos foram feitos por Sérgio Kniphoff e Paulo Tóri, respectivamente.

Em caráter de urgência, e através de um acordo de bancadas, quatro Projetos oriundos do Poder Executivo foram apreciados. Os Projetos 016/2017, que autoriza o Poder Executivo a incluir atividade no PPA 2014-2017 e LDO 2017 e abrir Crédito Especial de R$ 2.572,02 e o 017/2017, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial de R$ 40.324,79 foram aprovados por unanimidade. Já os Projetos 010/2017, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial de R$ 40.324,79 e 011/2017, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar de R$ 1.418.672,44 receberam pedido de vista pelo Vereador Paulo Tóri e devem entrar na Ordem do Dia e posterior votação na próxima Sessão Ordinária, que será realizada no dia 21/02, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Lajeado.

Texto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Foto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado