Na tarde do ontem, 21/02/2017, os Vereadores de Lajeado reuniram-se, antes da Sessão Ordinária, com a Secretária da Educação Vera Plain, o Secretário da Fazenda Guilherme Cé e com o coordenador de Ações Comunitárias Ítalo Reali, para debaterem o futuro da Educação de Lajeado. A pauta principal foi a falta de professores e de vagas na Educação Infantil.

Os Vereadores contribuíram com ideias que podem acelerar o processo de preenchimento de novas vagas, como o aluguel de containers para o uso de bibliotecas e depósitos, liberando os espaços para novas salas de aula. Foi proposto, ainda, a criação de mutirões de pais e comunidade em geral, para o conserto de eventuais problemas estruturais que as escolas apresentem.

A equipe da Prefeitura Municipal explicou que está sendo feito um levantamento, que deve ser concluído até o final de março, sobre a real situação das Escolas Municipais. Segundo a Secretária, há de se fazer um remapeamento de vagas, a fim de acomodar mais alunos e aumentar a qualidade do ensino. Cé explicou, ainda, que a Prefeitura está no limite de gastos com pessoal, e que é preciso gerenciar melhor as vagas, visto que há professoras e salas com capacidade de atender mais crianças.

Texto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Foto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado