Como ocorreu nas últimas sessões, o assunto mais comentado foi o da Concessão da BR-386 à iniciativa privada. O Presidente do Legislativo...

Como ocorreu nas últimas sessões, o assunto mais comentado foi o da Concessão da BR-386 à iniciativa privada. O Presidente do Legislativo Waldir Blau, o Vice-Presidente Ildo Salvi, a Secretária Mariela Portz, Éder Spohr, Carlos Eduardo Ranzi, Sérgio Kniphoof, além do Assessor Jurídico da casa, Dionatan Brizolla Moreira, confirmaram presença na audiência pública que será realizada amanhã, 23/02/2017, às 14h, no auditório da ANTT, em Brasília/DF.

Os Vereadores que representarão o Legislativo Lajeadense irão a Capital Federal com a missão da realização de uma Audiência Pública aqui no Vale do Taquari, para se debater, inclusive com técnicos no assunto, o edital e as melhorias que estão sendo propostas para a região, evitando que o contrato seja assinado e o Vale fique sem garantias. O Deputado Estadual Maurício Dziedricki esteve presente na Sessão e fez uso da tribuna para se colocar à disposição dos Vereadores, independente de Partido Político, para lutar contra a concessão que está prevista hoje.

Outro assunto de repercussão nacional foi debatido na sessão de ontem à tarde: a Reforma da Previdência. Muitos Vereadores já participaram de movimentos contrários ao modelo que foi proposto em primeira instância. A ideia é que se traga um especialista no assunto, para fazer uso da tribuna nas próximas sessões ordinárias para que a discussão do tema seja ampliada.



VOTAÇÕES



Respeitando a Ordem do Dia de ontem, três Projetos oriundos do próprio Legislativo foram a votação. O Projeto 001-01/2017, de autoria de Carlos Eduardo Ranzi, que dispõe sobre a locação de imóveis por parte do Poder Executivo de Lajeado, foi aprovado, mas recebeu 6 votos contrários de Waldir Gisch, Sérgio Rambo, Sérgio Kniphoff, Nilson do Arte, Paulo Tóri e Ernani Teixeira.

O Projeto 016-01/2017, que altera dispositivos na Lei Municipal nº 8.739/2011, dispõe sobre a Estrutura, Organização e funcionamento do Poder   Legislativo, cria o Quadro de Empregos, Cargos em Comissão e Comissionamentos, estabelece o Plano de Carreira e Pagamento, e dá outras providências, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovado com um voto contrário de Paulo Tóri. Outro Projeto votado, de autoria de Ildo Salvi, foi o 015-01/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade em enumerar os equipamentos privados nos logradouros públicos do Município de Lajeado e dá outras providências, aprovado, mas com o voto contrário de Waldir Gisch.

Com o acordo de bancadas, três projetos oriundos do Poder Executivo que corriam em regime de urgência foram a votação. O 010/2017, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial de R$ 5.208.532,38, o 011/2017, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Suplementar de R$ 1.418.672,44 e o Projeto 020/2017, que altera a redação do art. 2º da Lei Municipal nº 7.414, de 23 de setembro de 2005, que autorizou o Poder Executivo a transformar de bem de uso comum para bem de uso especial, uma área de terrenos, e dá outras providências, foram aprovados por unanimidade pelos Vereadores.

Em decorrência do feriado de Carnaval, a próxima Sessão Ordinária ocorre no dia 02/03/2017, quinta-feira, às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Lajeado.



Texto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Foto: Giovani Marasca | AI Câmara Municipal de Lajeado

Data de publicação: 22/02/2017

Compartilhe!